Qualquer pessoa que navega na internet encontra spam. Ele é uma parte inseparável da experiência na internet, algo que aceitamos como normal.
Spam é lixo eletrônico digital: são comunicações não solicitadas enviadas em massa pela internet, ou por qualquer sistema de mensagens eletrônicas.
O que é um spam?
Ele sempre não é solicitado. É irritante, geralmente promocional, enviado para muitas pessoas e ele chega, não importa se você pediu ou não. Na maioria das vezes, o spam tem natureza comercial e, embora o spam seja incômodo, não é necessariamente fraudulento (embora possa ser).
Por que ele recebeu esse nome?
O uso do termo “spam” para descrever esse tipo de mensagem invasiva é referência a uma encenação curta de Monty Python. Nele, um grupo de comensais (vestidos como vikings) proclama repetidamente em voz alta que todos devem comer Spam, querendo ou não. É igual aos e-mails inundando sua caixa de entrada com as mensagens indesejadas. Quando escrito com S maiúsculo, “Spam” refere-se ao produto de carne de porco enlatada que os acima mencionados adoram. Usado com S minúsculo para se referir ao fluxo interminável de e-mails e outras mensagens que você nunca solicitou. Se a definição de spam são mensagens em massa não solicitadas, spamming é o ato de enviar essas mensagens e a pessoa que envia spam é um spammer.
Quais os tipos de spams?
Aqui está uma lista do que você pode esperar no amplo mundo do spam:
Spam por e-mail: Esse é o spam comum. Ele enche sua caixa de entrada e o distrai dos e-mails que você realmente deseja ler.
Spam de SEO: Esse é o abuso dos métodos de otimização de mecanismo de busca (SEO) para melhorar as classificações do site do remetente de spam nos sites de pesquisa.
Spam de redes sociais: À medida que a internet se torna cada vez mais social, os spammers rapidamente tiram vantagem, espalhando seu spam por meio de contas falsas “descartáveis” em plataformas populares de redes sociais.
Spam de celular: É spam em forma de SMS. Além das mensagens de texto com spam, alguns spammers também utilizam notificações push para chamar sua atenção para as ofertas deles.
Spam de mensagens: Igual o spam por e-mail, só que mais rápido. Os spammers espalham suas mensagens em plataformas de mensagens instantâneas, como WhatsApp, Skype e Snapchat.
Por que recebemos spams?
Muitas empresas ganham dinheiro vendendo seu endereço de e-mail e outras informações de contato para terceiros. Esse problema ficou tão grave que, em 2018, a UE aprovou o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), e em agosto de 2021, no Brasil, através da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), uma série de regras destinadas a limitar o que as empresas podem fazer com seus dados pessoais.
Spam no ambiente corporativo
Quando existe uma ferramenta para controle do e-mail corporativo, são configuradas e aplicadas políticas antispam para evitar a chegada dessas mensagens indesejadas na caixa de entrada. Além de evitar o armazenamento desnecessário de mensagens, também se evita que o colaborador desperdice tempo, lendo dezenas de mensagens irrelevantes todos os dias, afetando sua produtividade.
Um controle de e-mails eficiente, impede as ameaças presentes nas mensagens de e-mails. Esse controle define regras como, bloqueio de recebimento de arquivos executáveis, arquivos reconhecidos como ameaças, entre outros.
Como prevenir os spams?
O spam não precisa fazer parte da sua vida digital diária. A seguir algumas dicas para a acabar e reduzir a quantidade de spams que recebe:
- Denuncie como spam na sua ferramenta de e-mail;
- Use endereços de e-mail descartáveis ou falsos, se não for absolutamente necessário, não use seu e-mail principal para inscrições descartáveis;
- Não interaja com spam de maneira alguma. Não clique nos links, não baixe anexos e nunca responda ao spammer;
- Não publique suas informações de contato, faça o possível para manter sua presença online a mais privada possível;
- Se alguém que você conhece enviou spam, informe essa pessoa sobre isso, diga a ele que a conta foi invadida e usada para enviar spam. Dessa forma, eles podem tomar medidas corretivas e recuperar o controle e;
- Se você tem um site, use o software e as medidas de segurança atuais. Mantenha o software do seu site atualizado para se proteger contra spammers que procuram explorar vulnerabilidades. Ao mesmo tempo, implemente a tecnologia Captcha em páginas de login, comentários e outras áreas interativas.
Seja para grandes empresas, pequenos empreendedores, profissionais liberais e autônomos uma boa ferramenta de e-mail corporativo garante produtividade e ajuda no sucesso do negócio, na medida em que transmite mais confiança à clientes e parceiros. Além disso, gera credibilidade e mostra que a empresa possui um posicionamento de mercado, tem uma marca a zelar, trabalha de maneira profissional e preza pela sua segurança de dados e das informações.
Fonte: Avast.