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Pare e pense, pode ser golpe

As fraudes e os golpes financeiros mudam todo dia e a melhor forma de prevenção é se manter informado.

Não há uma pessoa que não ouviu ou sabe de situações de fraudes e golpes financeiros sejam em empresas, na família e na rede de relacionamento.

No dia de ontem, uma reportagem da RBS TV, relatou que pelo menos 50 pessoas procuraram a polícia para relatar terem sido vítimas de um site falso. A Polícia Civil investiga um golpe aplicado a clientes da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) Equatorial na Região Metropolitana de Porto Alegre. Eles alegam que pagaram a conta, mas os pagamentos não foram registrados pela empresa. A suspeita da polícia é que bandidos criaram um site falso para enganar os clientes que buscavam o site da concessionária para acessar a segunda via da fatura. A CEEE Equatorial disse que é vítima da situação e que estava alertando os consumidores sobre o golpe através das redes sociais desde o início de outubro.

Ao entrarem no site falso e inserirem login e senha, os clientes se deparavam com uma tela em que constavam todas as informações sobre a conta, como CPF, unidade consumidora e endereço. Para ter acesso ao valor em aberto a ser pago, o cliente clicava na opção “gerar pagamento pix”. Porém, a empresa diz que não recebe pagamentos por pix.

A Polícia Civil afirmou que um site utilizado pelos bandidos para aplicar o golpe já foi retirado do ar, mas não descarta que outros possam ser criados. Agora, as investigações se concentram na busca pelos criminosos que criaram o site e enganaram as vítimas.

“Todo crime de internet deixa algum tipo de rastro. Seja o endereço ou a conta para onde os valores estão entrando durante os pagamentos. É isso que vamos investigar daqui para frente”, explica o delegado André Lobo Anicet, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) notificou a CEEE Equatorial e deu dez dias para a empresa prestar mais esclarecimentos sobre os golpes. Ainda segundo o órgão regulador, a CEEE não formalizou nenhuma comunicação à Agergs relatando o problema. A Agergs também destacou que a concessionária deve apresentar, nos próximos dias, as providências tomadas para evitar casos de fraude.

Como podemos observar as empresas precisam estar seguras em relação aos serviços oferecidos aos seus clientes, bem como seus clientes precisam estar informados sobre possíveis golpes, fraudes e riscos que podem ocorrer nas operações, saber como identificar e relatar incidentes.

A segurança precisa ser uma prioridade para a sua empresa e há algumas formas:

  • Identifique os riscos;
  • Mantenha as atualizações em dia;
  • Faça backups;
  • Treine, informe colaboradores e parceiros;
  • Invista em ferramentas de segurança, sua empresa deve estar protegida contra fraudes e golpes on-line. Ela tem que ser capaz de combater as ameaças que surgem e é preciso que as suas ferramentas de proteção sejam corretamente gerenciadas, para que permaneçam operantes e eficazes ao longo do tempo, sua estrutura de TI deve ser um ambiente proativo e seguro.

Infelizmente devemos agir sempre desconfiando e tendo a certeza de que não é um golpe ou uma fraude. E se a melhor forma de prevenção é a informação seguem algumas dicas importantes.

Essas dicas são da FEBRABAN, Federação Brasileira de Bancos, é a principal entidade representativa do setor bancário brasileiro, seu principal compromisso é fortalecer o sistema financeiro e suas relações com a sociedade e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do País.

10 dicas anti-golpes

1 – Cuidado com as suas senhas

Não compartilhe sua senha com amigos e parentes ou encaminhe senhas por aplicativos de mensagens, e-mails ou SMS. Nunca utilize dados pessoais como senha (ex. data de aniversário, placa de carro etc.), nem números repetidos ou sequenciais (ex. 111111 ou 123456), nem anote senhas em papel, no celular ou no computador.

2 – Cuidados com seu cartão

Nunca entregue seu cartão a ninguém. Os bancos não pedem os cartões de volta, mesmo se houver a possibilidade de fraude ou defeito. Eles também não mandam um portador buscar seu cartão.

3 – Confira seu cartão após uma compra

Ao terminar de realizar uma compra, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Sempre confira o valor antes de digitar a sua senha. E proteja o código de segurança.

4 – Ative duplo fator de autenticação

Sempre ative a função de segurança “duplo fator de autenticação” em suas contas na internet que oferecem essa opção: e-mail, redes sociais, aplicativos, sistemas operacionais etc.

5 – Atenção com ligações

Se receber contato em nome do banco solicitando para ligar para sua Central de Atendimento, ligue a partir de outro aparelho, assim evita que o golpista “prenda” a sua linha telefônica e nunca informe suas senhas.

6 – Nunca clique em links desconhecidos

Sempre confira a origem das mensagens ao receber promoções e e-mails que se dizem do banco. Nunca clique em links de promoções muito vantajosas ou que peçam sincronização, atualização, manutenção de token, app ou cadastro. O banco nunca envia e-mails informando que sua conta foi invadida e pede para enviar os seus dados.

7 – Cuidado em compras online

Dê preferência a sites conhecidos e confira sempre se o endereço do site é o verdadeiro. Para garantir, não clique em links, digite o endereço no navegador. Sempre use o cartão virtual para realizar compras na internet.

8 – Cuidado nas operações bancárias

Sempre confira o nome do recebedor ao pagar um boleto, realizar transferências ou Pix.

9 – Não fotografe ou filme a tela do caixa eletrônico ao usá-lo

Nunca envie fotos, vídeos ou capturas de tela pelo celular. Se precisar de auxílio no caixa eletrônico, peça ajuda a um funcionário do banco devidamente identificado.

10 – Cuidado com o que compartilha nas redes sociais

Um simples post pode dar muitas informações sobre você para golpistas. O que você compartilha pode ajudar bandidos a conhecer seu perfil e comportamento.

Golpes mais comuns

  • Golpe da falsa central de atendimento
  • Golpe do falso motoboy
  • Golpe do falso leilão
  • Golpe no whatsapp
  • Golpe da troca de cartão
  • Cuidado com as senhas
  • Golpe do link falso
  • Golpe do delivery maquininha quebrada
  • Golpe do falso boleto
  • Proteção de dados no celular ou dispositivo

Veja nesse link e compartilhe com colaboradores, parceiros, familiares e ajude mais gente a se proteger dos golpes financeiros. Nele há vídeos e informações de como são e como se evitar cada um deles.

Pare e pense, pode ser um golpe.

Fonte: G1 e Febraban.