Dia 08 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional da Internet Segura. Ao longo dos anos, tornou-se um evento marcante no calendário de segurança online e começou como uma iniciativa do projeto SafeBorders da UE em 2004. As ações sobre o assunto cresceram e atualmente o dia é celebrado em aproximadamente 200 países. Todos os anos o Dia da Internet Segura tem como objetivo aumentar a conscientização sobre questões on-line emergentes e preocupações atuais.
Conforme os indicadores da Statista de 2021, cerca de 59,5% da população mundial está conectada à internet. São milhões de pessoas, sejam elas crianças, jovens, adultos e idosos reunidos em um só ambiente que já é parte do nosso cotidiano.
Em 2021, a Central de Denúncias de Crimes Cibernéticos da Safernet recebeu e processou 150.095 denúncias anônimas, atribuídos a 68 países dos seguintes conteúdos: maus tratos contra animais, LGBTfobia, neonazismo, pornografia infantil, intolerância religiosa, xenofobia, racismo, violência ou discriminação contra mulheres, tráfico de pessoas, e apologia e incitação a crimes contra a vida.
Aqui seguem algumas dicas:
- Fortaleça as senhas. Senha é igual a escova de dentes, pessoal e intransferível;
- Configure a privacidade nas redes sociais. Se não souber peça ajuda a alguém de confiança;
- Cuide da exposição excessiva na internet;
- Só aceite pessoas na sua rede que realmente conheça;
- Desconfie e jamais forneça quaisquer dados confidenciais;
- Evite conversar com desconhecidos na internet;
- Cuidado com postagens e compartilhamentos;
- Proteja sempre o computador e celular, procure manter os programas (software e antivírus) sempre atualizados. Não utilize programas piratas;
- Não instale nenhum programa de origem desconhecida;
- Desconfie de mensagens estranhas, nunca clique em links ou abra arquivos anexados nas mensagens;
- Sempre desconfie de promoções fáceis e atrativas demais quando for comprar pela internet e;
- Nem tudo o que vemos, lemos ou ouvimos na internet é verdade.
E tem muito conteúdo importante e bacana no site InternetSegura.br para as crianças, adolescentes, pais e educadores, para 60+, para técnicos e interessados em geral.
Devemos usar a internet com segurança, responsabilidade, respeito, privacidade e ética e também conscientizar as pessoas ao nosso redor.
Juntos acreditamos e apoiamos essa iniciativa!
Juntos por uma internet melhor!