É sempre bom começarmos o ano com novidades e bons exemplos. Muitas empresas e muitos negócios surgem de uma má experiência, seja ela vista, ouvida ou sentida. E é nessa hora que vem o desejo de fazer algo que não está bom, de forma diferente, melhor.
E vamos começar falando um pouco do Nubank, a startup brasileira fundada 2013 por David Vélez Vagner S.Teves Jr., Edward Wible e Cristina Junqueira. A empresa passa por um momento histórico, são uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo e em dezembro de 2021 estreou na Bolsa de Valores de Nova York. Nesse momento da empresa os fundadores escreveram uma carta a todos seus clientes. Nela estão como tudo começou e os cinco valores presentes desde a fundação e servem como guia para qualquer empreendedor (a) e seus negócios.
A empresa surgiu da experiência frustrante do David, um dos principais sócios e colombiano ao tentar abrir uma conta bancária no Brasil em 2012. Ele relata que foram aproximadamente 4 meses, entre muitas horas perdidas em filas, ligando para call centers e voltando à agência com cada vez mais documentos em mãos. Quando conseguiu abrir, descobriu que teria de pagar centenas de reais por ano em tarifas.
Ele percebeu uma grande oportunidade de empreender, devido a enorme concentração bancária no país onde gerou um dos sistemas financeiros mais rentáveis do mundo, bem como níveis baixos de qualidade de atendimento e de acesso a serviços financeiros para a maior parte da população. Essa experiência marcou o início de um processo, em que buscava reinventar toda a indústria de serviços financeiros na América Latina. Assim surgiu o Nubank, um negócio completamente diferente dos modelos existentes, capaz de redefinir o que são empresas latinoamericanas de sucesso no século 21.
A missão do Nubank, é combater a complexidade para empoderar as pessoas. O principal objetivo: dar a milhões de consumidores o controle de suas vidas financeiras, através de produtos fáceis de usar, sem burocracia, e que lhes permitam viver uma vida melhor. Os fundadores perceberam que tinham uma visão em comum: eles acreditavam que era possível usar tecnologia e serviços de ponta para eliminar as complexidades bancárias na América Latina. Atualmente a América Latina tem mais de 650 milhões de habitantes e tem o potencial para ser um dos grandes polos econômicos do mundo. Estimam que possuem mais de 48 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia e juntos, economizaram quase 113 milhões de horas de espera em agências bancárias e mais de US$ 4,8 bilhões em tarifas.
A seguir os cinco valores que norteiam seus negócios desde a fundação, são eles:
- Queremos que os nossos clientes nos amem como fãs
Qualquer decisão começa pensando primeiro no cliente, os clientes estão no centro de tudo que fazem. Acreditam que encantar os clientes é fundamental para construir uma relação sólida de lealdade e confiança no longo-prazo – mesmo que, às vezes, esse objetivo não esteja alinhado com lucratividade de curto-prazo da companhia.
- Estamos sempre insatisfeitos e desafiamos constantemente o status quo (estado atual das coisas)
Incentivam toda a equipe a não se conformar com a maneira como as coisas já foram feitas.
- Construímos equipes fortes e diversas
Acreditam na diversidade, em todas as suas formas, sendo isso fundamental para criatividade, resolução de problemas e inovação. Trabalham ativamente para que toda equipe seja formada pelos melhores talentos, independentemente das suas características, formação ou experiência.
- Pensamos e agimos como donos, não inquilinos
Assumem o protagonismo das escolhas, resolvem problemas, independentemente de cargos, tratam colaboradores como parceiros. E os relacionamentos são baseados na humildade, respeito, transparência e responsabilidade.
- Buscamos eficiência inteligente (“smart efficiency”)
O objetivo é minimizar o desperdício em todas as suas formas e, beneficiar os clientes e a sociedade. Usam a tecnologia para construir sistemas escaláveis e otimizam o uso de todos os recursos: de equipe, tempo e capital. Conforme ganham eficiência, repassam os ganhos aos clientes com tarifas e taxas cada vez menores.
À medida que avançam, tornando-se uma empresa de capital aberto e crescem baseados nos princípios que dividiram com os clientes, colaboradores, sócios e leitores da carta. A empresa abriu caminho para uma nova geração de empresas desafiando cada vez mais os sistemas tradicionais e trazendo inovação para a sociedade. E nos mostra que um dos pilares do empreender é fazer de uma forma melhor e diferente construindo negócios que desafiam os modelos tradicionais existentes.
E aí o que te move a fazer diferente e melhor?