Fluir Soluções em TI

A importância do firewall nas empresas

No dia a dia nos preocupamos com a nossa segurança, como proteger nossas casas, nossos carros, nossas empresas, porém, nem sempre investimos e se preocupamos com a segurança no mundo virtual. A segurança da informação é uma área importante, quando pensamos nesse ambiente. E quando se trata de segurança seja ela em qualquer ambiente, temos que nos tornar menos vulneráveis a possíveis a ataques e riscos de pessoas mal-intencionadas, ladrões e criminosos.

É fundamental que a empresa adote medidas de segurança para proteger as informações armazenadas em ambientes digitais. Por isso, a implementação de um firewall é uma das principais práticas para proteção das informações e dados da empresa. Quando pensamos em ferramentas de segurança, a primeira que vem a nossa cabeça é o antivírus, porém uma das ferramentas mais importantes na proteção de dados é o firewall. Mas o que é firewall? E qual a diferença entre eles?

Eles têm o mesmo propósito de proteger a máquina de ameaças. As duas ferramentas operam de formas diferentes e a implementação de uma não dispensa a instalação de outra. O firewall é um software, uma ferramenta que atua limitando o acesso às portas do computador, impedindo a entrada de invasores. Porém, as portas de entrada do navegador ou no software de e-mail são automaticamente liberadas, ou seja: o firewall é incapaz de bloquear o conteúdo recebido através de e-mails, sites e outras ferramentas. Isso quer dizer que, mesmo com o firewall devidamente instalado e configurado, a máquina não está completamente protegida de mensagens de spam, links maliciosos e arquivos suspeitos. Por isso, é necessário a instalação de um antivírus, que vai proteger o computador de tais ameaças. A internet é um enorme facilitador para a execução de tarefas e, também, uma das principais preocupações, porque as conexões virtuais são uma porta de entrada para fraudes que colocam em risco não apenas a segurança dos dados da empresa, mas também, questões financeiras.

E como o firewall funciona? Ele limita o acesso ao computador e, assim, impede a entrada de invasores. Dessa forma, somente usuários autorizados terão permissão para algumas funcionalidades na máquina. Ele impede a entrada e saída de informações confidenciais, pois controla a transferência de dados do computador através da internet, prevenindo o envio de arquivos privados à rede. Em outras palavras, o firewall compara as informações enviadas e recebidas com as configurações de segurança definidas pelo administrador e autoriza ou bloqueia os pacotes de dados. A instalação do dispositivo deve ser feita com muita atenção e, por profissionais capacitados que tenham familiaridade com a empresa e suas demandas, de modo que possa configurar as devidas permissões.

Os benefícios da implantação do firewall vão adiante da segurança digital, são eles:

  • Estar de acordo com a lei

Conforme a LGPD nas questões de segurança das comunicações, instalar e manter um sistema de firewall é um dos requisitos para estar de acordo com as medidas de segurança da lei.

  • Estar disponível 24h

Essa ferramenta garante conectividade 24h por dia, permitindo que o usuário tenha suporte e monitoramento a qualquer hora, mesmo em caso de qualquer imprevisto ou mau funcionamento.

  • Diminuição de custos

O serviço permite recursos que otimizam a conexão, assim possibilita a compactação de arquivos enviados por e-mail. A ferramenta não necessita de equipamentos específicos ou técnicos para sua correta operação.

  • Acréscimo da produtividade

A empresa terá mais controle nos acessos dos funcionários às redes sociais e outros sites de entretenimento. Aumentando a consciência dos colaboradores a respeito da navegação indevida no ambiente corporativo, melhorando a produtividade no trabalho.

  • Domínio de acesso às informações

Configuração do acesso às informações confidenciais da empresa e proteção do vazamento de dados sigilosos.

O firewall sofreu inúmeras modificações e atualizações ao longo do tempo e, sempre oferece mais segurança. A direção é que hardware tenha outros recursos e ferramentas agregados, tornando seu objetivo ainda mais preciso contra ameaças digitais. Ele é essencial para o zelo das informações e rede das empresas.

Outras soluções e ações são necessárias para garantir a segurança digital da organização. O firewall não é a única ferramenta indispensável para proteger a empresa de ciberataques, veja elas a seguir:

  • Ter políticas de segurança orientando e treinando colaboradores e terceiros da empresa;
  • Realizar backup, é uma ferramenta muito importante para um cenário de desastre, no plano de recuperação;
  • Limitar o acesso para determinados sites e sistemas e;
  • Instalar o antivírus em todas as máquinas corporativas.

Para concluir, em um mundo no qual crimes cibernéticos são uma realidade cada vez mais frequente, obter soluções de cibersegurança de qualidade é uma medida de sobrevivência e indispensável nesse mercado cada dia mais digital e é um passo fundamental para a segurança da informação nos negócios.