Fluir Soluções em TI

Atualizações: protegendo seu ambiente de TI

Toda semana surgem notícias sobre ciberataques e vazamentos. As mais recentes é que o Brasil iniciou o primeiro trimestre de 2021 com mais de 3,2 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos. O país lidera o ranking na América Latina, com quase metade dos 7 bilhões de tentativas no período. México, Peru e Colômbia aparecem empatados em segundo lugar com 1 bilhão cada.

O McDonald’s também foi vítima do cibercrime. A empresa comunicou que uma violação de dados na Coreia do Sul e em Taiwan expôs algumas informações de clientes e funcionários. Os invasores acessaram e-mails, números de telefone e endereços de entrega. Já os sistemas do Grupo Fleury, empresa de saúde brasileira, cuja principal atividade é a prestação de serviços médicos e medicina diagnóstica, estão fora do ar desde o início da tarde desta terça-feira, dia 21. Segundo a companhia, uma tentativa de ataque hacker aos seus sistemas afetou os acessos.

Essas ações estão ocorrendo com frequência e estar preparado para eles é a melhor forma de evitá-los. Gerir vulnerabilidades é um processo em que as empresas buscam por falhas em seus sistemas e a diminuição de tais ameaças. Esse conceito também engloba táticas de prevenção, manutenção e atualização de todos os softwares e hardwares.

As atualizações são necessárias para resolver problemas de segurança e desempenho, deixando os programas e equipamentos cada vez melhores. Manter as atualizações em dia é uma medida essencial para as empresas evitarem transtornos na operação.

Mas quais os motivos para mantermos as atualizações em dia?

  • Corrigir falhas de software e melhorar o desempenho:

Um software sempre precisa de melhorias, principalmente depois que muitos usuários começam a fazer seu uso, assim, os desenvolvedores encontram maneiras de resolver os problemas e melhorias lançando atualizações para seus softwares.

  • Adicionar ou aprimorar recursos e novas funcionalidade:

O aumento na produtividade é um dos benefícios gerados em um software, e em hardwares é essencial para evitar falhas em seus componentes.

  • Manter os softwares e hardwares compatíveis com outros sistemas:

O cenário empresarial utiliza diversos softwares, as integrações são indispensáveis as empresas. Quando estão desatualizados, o funcionamento dos sistemas operacionais pode ser comprometido.

  • Evitar violações e problemas de segurança:

O último motivo é o mais importante de todos, a segurança. A rotina de atualizações é uma medida de prevenção, capaz de evitar que as vulnerabilidades de segurança sejam exploradas e permita a contaminação dos sistemas de computadores, sequestrando dados, violando privacidade e obtendo informações.

E o que considerar no processo de atualizações para evitar transtornos, paradas e empecilhos?

  • Os sistemas precisam ter estabilidade, garantindo disponibilidade para os colaboradores e aos gestores de TI. Os sistemas de nuvem ajudam na garantia dessa etapa, pois os servidores e serviços funcionam com redundância de camadas;
  • Conhecer o cenário e as necessidades da empresa. É necessário considerar a flexibilidade das soluções implementadas e suas melhorias. Investir bem é investir em soluções que atendam às demandas da organização a longo prazo e;
  • Quem realizará, e como serão feitos os acessos às novas versões e recursos dos sistemas?

Todo o processo de atualização e melhoria deve ser executado de maneira inteligente e eficaz, evitando dores de cabeça.

Por fim, as atualizações são parte da gestão de TI, e as empresas que desejam manter a operação em dia e evitar problemas, devem possuir a rotina de atualizações em sua política de segurança.

Não esqueça: desenvolvedores de hardwares e softwares estão sempre em busca de melhorias.