Já se passou mais de 1 ano da pandemia e muitos profissionais ainda continuam em home office e alguns em modelo híbrido de trabalho (parte presencial e parte remoto). O que era uma prática esporádica em algumas empresas, tornou-se a solução para a continuidade dos negócios e virou rotina para milhares de colaboradores.
Esse cenário tornou-se realidade também em diversos setores: na educação, no meio artístico e na nossa própria vida social. Empresas tiveram que encontrar soluções reais para desafios que surgiram no âmbito econômico, empresarial, educacional, social e cultural.
Lives, delivery, calls, home office, e-commerce… A vida de todos os brasileiros foi tomada pela necessidade crescente de aderir às novas tecnologias para possibilitar a continuidade das atividades do dia a dia e a internet tornou-se a chave para solução de “quase” todos os problemas.
E entre erros e acertos, desafios a serem superados e os aprendizados que já ficaram, alguns em especial chamaram a atenção: a dependência da internet, da conectividade. Já se imaginou sem a internet durante esse período que vivenciamos e estamos vivenciando de isolamento social e pandemia?
Já que a internet é tão importante, o que precisamos saber para ter uma boa conexão e garantir o desempenho do serviço contratado?
Os testes de velocidade podem ser feitos em vários sites e para determinar a qualidade da conexão deve-se medir o ping (latência), velocidade de download e velocidade de upload. Pode ser feito tanto pelo cabo, quanto pela conexão wifi. Porém, por wifi poderá reduzir a velocidade de internet calculada, devido às eventuais interferências no sinal.
O ping age de forma semelhante a um sonar, porém, com foco no mundo virtual. É por esse comando que o computador é capaz de medir quantos milissegundos (ms) um pacote de informações leva para ir até um destino e voltar. De forma simples, quanto menor o valor que ele retornar, mais rápida é sua conexão. Ele é importantíssimo para usuários que precisam de conexões estáveis. Essa informação ajuda a avaliar a estabilidade da conexão, contabilizando o tempo que leva para que um pacote de dados percorra o trajeto de ida e volta do computador de origem ao do servidor de destino.
Em seguida, o teste avaliará o quão rápido a conexão consegue baixar informações, enviando diversos arquivos, às vezes simultaneamente, para chegar à velocidade média de download. Ele mensura a velocidade média da internet durante o processo de recebimento de dados. Na maioria dos casos, a velocidade de download é a mais importante, uma vez que grande parte dos usuários recebe mais dados do que envia. É ela quem irá ditar a velocidade de carregamento de vídeos, mensagens, serviços de streaming, entre outros.
E para finalizar o teste, medirá quanto tempo leva para o servidor enviar pacotes de dados, mensurando a velocidade de upload oferecida pelo provedor. O usuário irá descobrir a velocidade média da internet para enviar dados. A velocidade de upload é pouco utilizada pela maioria dos usuários. Ela é importante para atividades específicas, como subir um programa para a internet, fazer backup de arquivos na nuvem ou postar um vídeo no Youtube.
E qual a melhor conectividade para a sua empresa?
E quais os principais pontos que devem ser avaliados?
Confira algumas dicas:
- Conheça quantos usuários acessam a internet em sua empresa e saiba como a internet está sendo usada;
- Certifique-se que seu uso é específico para o negócio de sua empresa;
- Como é o suporte e a assistência técnica de seu fornecedor de internet?
- Sendo um serviço vital para seu negócio, considere o uso de links de redundância;
- Verifique a velocidade mínima e a máxima contratada e se atende as suas necessidades;
- Analise contratos e multas. O custo da internet vem caindo anualmente, o ideal é fazer contratos com prazos menores e com flexibilidade para aumentar, modificar ou cancelar os serviços, caso seja necessário e;
- Opte por links dedicados, isso irá garantir que o pacote contratado será entregue.
Por fim, e em meio a todo esse cenário, é a tecnologia que vem se sobressaindo e a internet tornando-se cada vez mais, o meio mais influente em todas as áreas, acelerando a transformação digital e dividindo os negócios em 3 tipos:
- Os que não estavam adequados e precisaram correr para se adequar e adaptar;
- Os que já estavam se adaptando e precisaram melhorar;
- Os que já estavam prontos para este momento.
Fonte: Minha Conexão.