Olá,
O que você faria se perdesse todos os seus dados? Fotos, vídeos, documentos, e-mails…
Entraria em desespero?
Ficaria tranquilo e verificaria a recuperação do seu backup?
Hoje é dia 1º de abril, Dia da Mentira e ontem foi o Dia Mundial do Backup. Mas, o que essas datas têm em comum?
O Dia Mundial do Backup foi escolhido por ser o dia anterior ao Dia da Mentira, para transmitir a mensagem de que é necessário fazer backup, antes que seja tarde demais.
De acordo com o World Backup Day, a perda de arquivos é muito mais comum do que você imagina. Já pensou se perdesse seu celular, computador, notebook ou tablet? Pois é. Seus arquivos poderiam ter sido salvos em um backup. Um pequeno acidente ou falha técnica pode acabar com todos os arquivos que você tanto valoriza.
Seguem alguns dados:
- 30% das pessoas nunca fizeram um backup;
- 29% dos desastres são acidentais;
- 113 celulares são perdidos ou roubados a cada minuto e;
- 1 em cada 10 computadores são infectados com um vírus a cada mês.
Agora imagine essa situação na sua empresa! Pane nos servidores, ataque hacker e exclusão acidental, por algum dos funcionários, de documentos-chave para o funcionamento do negócio. Considerando a realidade atual da sua empresa: ela estaria devidamente preparada para lidar com esses cenários de risco?
Tudo isso parece catastrófico? Desastres podem acontecer, e acontecem. Muito mais do que remediadas, as panes de TI devem ser previstas, contando com um planejamento eficiente de prevenção.
Se a sua empresa ainda não possui uma política de backup para garantir a segurança dos dados, o momento para começar a se movimentar é agora. A seguir, daremos algumas dicas de como colocar a proteção na prática e se livrar do fantasma da perda irrecuperável da informação. A segurança da informação deve ser uma preocupação central para aumentar a eficiência e minimização dos riscos, exigindo gestão e proteção à altura. A perda ou violação da informação, pode representar amargos prejuízos financeiros e a perda da credibilidade.
O que é uma política de backup? É um documento elaborado para guiar a empresa em todas as decisões relativas ao armazenamento de dados, garantindo que cópias de segurança estejam disponíveis sempre que preciso.
Uma política de backup deve englobar as seguintes definições:
- Quais os dados a serem armazenados;
- Equipamentos e tecnologias que serão utilizados no backup;
- A frequência com que o processo será executado;
- A capacidade do suporte escolhido para backup, que deve levar em conta o volume de dados gerados por cada operação;
- Definição da melhor estratégia de backup a ser aplicada;
Backup diário ou diferencial: realizado todos os dias, é bastante aplicado a sistemas críticos para a empresa, que apresentam atualizações constantes.
Backup completo (semanal ou mensal): indicado em caso de demandas que não apresentam muita urgência, em sistemas menos críticos e de menor manipulação.
Backup incremental: nessa modalidade, arquivos novos são adicionados a partir de um backup completo. É normalmente aplicado para informações que não são alteradas com o passar do tempo, como banco de imagens e vídeos que não são modificados, mas apenas alimentados com novos arquivos.
- Definição dos responsáveis por acompanhar se a política está sendo realmente colocada em prática.
É interessante acrescentar que a elaboração de política de backup requer uma checagem periódica. Um procedimento de auditoria deve ser definido para analisar se as normas estabelecidas são de fato eficientes.
Ao definir a política de backup, deve-se estabelecer as rotinas necessárias para copiar e distribuir a informação, garantindo sua integridade. Desse modo, se alguma falha técnica, erro humano ou ciberataque levar à queda de um sistema ou remoção de documento, a equipe estará apta a restaurar os arquivos com precisão e agilidade. Dessa forma, mesmo que ocorram imprevistos desastrosos, a política de backup impedirá que os dados sejam eliminados de forma permanente. Sem uma rotina de backup, a empresa torna-se vulnerável a ter que interromper seus processos.
Fique atento, cuide e proteja seus dados e informações 😉
Fonte: Backup Garantido e World Backup Day.