Você sabia que a senha 123456 foi utilizada por mais de 2 milhões e meio de usuários podendo ser decifrada em menos de 1 segundo, conforme dados da Nordpass?
As senhas são as principais credenciais do mundo virtual doméstico e corporativo. Elas estão presentes nas identificações e acessos de softwares de gestão, e-mails, redes sociais, contas bancárias, compras, entre outros serviços. Devemos ter muito cuidado para que sejam fortes e que dificultem o roubo de dados, tendo em vista o crescente número de golpes e ataques cibernéticos pelo mundo.
As senhas merecem nossa total atenção.
Algumas medidas podem ser aplicadas principalmente em sua empresa, para que o acesso seja feito por pessoas autorizadas:
- Limitar as tentativas de login: uma boa defesa é bloquear usuários após algumas tentativas, anulando assim um ataque em andamento.
- Implementar Captcha: o Captcha é um sistema comum para verificar se o usuário é um ser humano de verdade, e pode interromper ataques de força bruta em andamento.
- Autenticação de múltiplos fatores: a autenticação de múltiplos fatores adiciona uma segunda camada de segurança a cada tentativa de login que necessite da intervenção humana. Isso também pode impedir o sucesso de um ataque.
O caminho é a prevenção e o cuidado.
E lembre-se: “As senhas são como roupas íntimas: não deixe que as pessoas vejam, mude-as com frequência e não as compartilhe com estranhos.” Chris Pirillo
Fonte: Nordpass, Starti e Welivesecurity.