A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) responsável por fiscalizar e editar as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), apresentou no mês passado uma agenda de suas primeiras ações e divulgou no início deste mês o planejamento de objetivos e ações entre 2021 e 2023.
Esses primeiros passos acontecem em meio ao maior vazamento de dados da história do Brasil, ocorrido no final de janeiro, são dados de 223 milhões de brasileiros. Segundo a companhia que identificou o vazamento, as bases foram postadas por um cibercriminoso em um fórum online.
Há apenas suspeitas de onde esses dados teriam sido roubados, uma das possibilidades apontadas é que as informações pertenciam à Serasa Experian. Também existe a chance de que o gigantesco banco de dados tenha sido formado reunindo informações de vazamentos anteriores, incluindo acessos indevidos aos sistemas de empresas e órgãos públicos.
De acordo com o IBGE, o Brasil tem uma população estimada em 212,6 milhões de habitantes, atualmente. Já a quantidade de dados vazados indicou a exposição dos documentos de 223 milhões de pessoas, nestes dados estão incluídos dados de pessoas falecidas. O caso deixou muitas pessoas assustadas, devido à quantidade de informações que ficaram expostas, facilitando a aplicação de golpes e fraudes.
E nesta semana mais um vazamento. Claro, Oi, Tim e Vivo foram notificadas sobre vazamento de dados de 103 milhões de celulares, as operadoras dizem que não identificaram vazamentos e que colaboram com as autoridades.
Cuidado e proteção
Cuide e proteja as informações e dados da sua empresa. Para obter segurança é necessário contar com um firewall gerenciado de qualidade, backup, antivírus, e-mail corporativo, essas ferramentas ajudam a construir um ambiente seguro para sua empresa.